terça-feira, 10 de janeiro de 2023

COL042. O homem do Wyoming

(Coleção Colorado, nº 42)


"Toda a população de Mayer se encontrava na expectativa. O ambiente era de tensão. Pairava electricidade no ar. Era como se uma tempestade horrível estivesse prestes a desencadear-se sobre a população.
Havia já alguns dias que se comentava, em todas as partes, os prós e os contras de um assunto que parecia ser absurdo, mas que, no entanto, não o era.
Essa questão já havia causado algumas desordens, e, em mais de uma ocasião, os contendores tinham saído para cruzar as armas de fogo. E tudo isto por uma insignificância.
Um homem que viera do longínquo Wyoming, para terras do Arizona. Um homem que, através de terceiros, e sem qualquer pressão, tinha comprado o melhor rancho da região, e o melhor saloon de Mayer."
Assim começa esta narrativa de Joe Mogar num livro em que, no final, quase se pode dizer: "tudo acabou em bem".
Mas foi difícil chegar lá. Imaginem que este melhor rancho da região tinha sido extorquido por um indivíduo sem escrúpulos e que uma filha dos verdadeiros donos, então abatidos sem piedade, ainda residia na povoação. Miseravelmente... porque a partir de então todas as portas se lhe fecharam. Como iria reagir o "homem do Wyoming" a todas estas contrariedades, a todas as mulheres que o lascivo autor lhe lançou ao caminho?
A capa, de autor não identificado, nada tem a ver com o livro, não existindo qualquer passagem de que seja ilustração.
As passagens que selecionámos mostram o desenvolvimento da relação do «Homem do Wyoming» com essa rapariga vestida de farrapos que um dia encontrou a banhar-se num regato nas terras que lhe pertenciam…








Sem comentários:

Enviar um comentário