terça-feira, 10 de janeiro de 2023

COL025. Forte Diabo



Este é um daqueles livros que, durante quase dois terços do mesmo nos traz na ilusão de que uma expedição orientada por uma jovem, chefiada por um caçador de lagartos e apoiada por um pistoleiro procura um tesouro e que, de repente, tudo faz mudar através duma transformação radical no argumento percebido.
Durante um motim na prisão de Tucson, os presos conseguiram apoderar-se dumas tantas armas e abriram caminho até fora da prisão, levando consigo dois guardas com a ideia de se servirem deles como reféns. Na sequência da perseguição aos fugitivos, apenas umas horas depois, entabulou-se uma batalha a cinco milhas de Tucson. Os prisioneiros que tinham conseguido fugir eram doze e durante o tiroteio oito deles morreram, mas os outros quatro conseguiram evadir-se. Os dois guardas foram encontrados mortos, e pelas feridas que apresentavam, as autoridades não tiveram dúvida de que os presos tinham descarregado a sua ira sobre eles.
Um dos quatro homens que tinha conseguido escapar, o qual tinha liderado o motim, estava ferido gravemente. Teddy Jackson era diferente deles em muitas coisas. Em primeiro lugar tinha estado na Universidade de Saint Louis, onde residia a sua família. Em segundo lugar, tinha uma irmã, que o idolatrava. Teddy foi preso porque estava roubando o escritório em que trabalhava e quando foi descoberto assassinou o seu chefe. Conseguiu livrar-se da morte, mas foi condenado à prisão perpétua. Olga Jacson chegou a Fort Diabo usando o nome de Virgínia Pulver e com o objetivo declarado de procurar um tesouro. Mas a verdade é que o irmão lhe tinha feito chegar uma carta a pedir dinheiro e ela, naturalmente, acudia ao sítio onde se encontravam os presos que conseguiram fugir da prisão de Tucson.
A figura do caçador de lagartos é fundamental neste livro, dado o seu ódio ancestral com um renegado comanche e o seu romance apimentado com uma jovem mexicana que fazia derreter o coração dos homens mais duras. No final, não conseguiu caçar o «velho Jones», mas «engatou» a bela Dolores.
Apesar de muito leve, este livro de Keith Luger é bastante engraçado, merecendo, por isso, publicação integral nos próximos dias.
Eias a estrutura da obra



Sem comentários:

Enviar um comentário